quarta-feira, 2 de junho de 2010

Criado Para Pensar

CRIADO PARA PENSAR
Começo com a criação. Deus fez o homem à sua própria imagem, e
um dos aspectos mais nobres da semelhança de Deus no homem é a
capacidade de pensar. É verdade que todas as criaturas infra-humanas têm
cérebro, alguns rudimentos, outros mais desenvolvidos. O Sr. W.S.
Anthony, do Instituto de Psicologia Experimental de Oxford, apresentou
um trabalho perante a Associação Britânica, em setembro de 1957, no qual
descreveu algumas experiências com ratos. Ele pôs obstáculos às entradas
que continham alimento e água, frustrando-lhes as tentativas de encontrar
o caminho naquele labirinto. Descobriu que, diante do labirinto mais
complicado, seus ratos demonstraram o que ele denominou de “dúvidas
intelectual primitiva”! Isso bem pode ser verdade. Todavia, mesmo que
algumas criaturas tenham dúvidas, somente o homem tem o que a Bíblia
chama de “entendimento”.
A Escritura assegura e evidencia isso a partir do momento da criação
do homem. Em Gênesis 2 e 3 vemos Deus comunicando-se com o homem
de um modo segundo o qual Ele não se comunica com os animais. Ele
espera que o homem colabore consigo, consciente e inteligentemente, no
cultivo e na conservação do jardim em que o colocara , e que saiba
diferenciar- tanto racional como moralmente - entre o que lhe é permitido
e o que lhe proibiu de fazer. Ainda mais, Deus chama o homem para dar
nomes aos animais, simbolizando assim o senhorio que lhe dera sobre
essas criaturas. E Deus cria a mulher de maneira tal que o homem
imediatamente a reconhece como companheira idônea de sua vida, e então
irrompe espontaneamente primeiro poema de amor da História!

Esta racionalidade básica do homem, por criação, é admitida em toda
a Escritura. Na realidade, sobre esse fato se apóia o argumento normal que,
sendo o homem diferente dos animais, ele deve comportar-se também
diferentemente. “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento”.
Em conseqüência, o homem é escarnecido e repreendido quando o seu
comportamento é mais bestial que humano (“eu estava embrutecido e
ignorante; era como um irracional à tua presença”), e quando a conduta de
animais é mais humana que a de alguns homens. Pois que às vezes os animais de fato superam os homens. As formigas são mais trabalhadoras e
mais previdentes que o folgadão. Os bois e jumentos muitas vezes dão a
seus donos um reconhecimento mais obediente do que o povo Deus ao
Senhor. E os pássaros migratórios são melhores no arrependimento, já que
quando partem em migração sempre retornam, enquanto que muitos
homens que se desviam não conseguem voltar.
O tema é claro e desafiador. Há muitas semelhanças entre o homem e
os animais. Mas os animais foram criados para se conduzirem por instinto,
enquanto que os homens (apesar dos “behavioristas”), por escolha racional.
Dessa forma os homens, ao deixarem de agir racionalmente, procedendo
por instinto à semelhança dos animais, estão se contradizendo,
contradizendo sua criação e sua diferenciação como seres humanos, e
devem Ter vergonha de si próprios.
A sociedade secular, por esse mundo a fora, concorda com o ensino da Escritura acerca da racionalidade básica do homem, constituída em sua
criação e não de todo destruída na Queda. Os propagandistas podem dirigir
os seus apelos promocionais aos nossos apetites mais baixos, mas eles não
têm nenhuma dúvida de que temos a capacidade de distinguir entre
produtos: de fato, muitas vezes até mesmo chegam a lisonjear o
consumidor que discrimina. Quando sai a primeira notícia de um crime,
geralmente ela vem com a frase “o motivo ainda não foi descoberto”.
Pressupõe-se, como se vê , que mesmo a ação criminosa tem uma
motivação, seja ela qual for. E quando nossa conduta é mais emocional do
que racional, ainda assim insistimos em “racionalizá-la”. O próprio
processo chamado “racionalização” é significativo. Indica que o homem de
tal forma se constituiu num ser racional que quando não tem razões para a
sua conduta ele tem que inventar alguma para se satisfazer.

TRECHO DO LIVRO "CRER É TAMBÉM PENSAR" Jonh Stott Páginas 7,8

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